Um ano após tragédia, bairro de Nova Friburgo parece cidade-fantasma
"Córrego Dantas, Teresópolis. Rafael Spuldar. BBC Brasil"
Repleto de casas destruídas e interditadas, o bairro de Córrego Dantas, em Nova Friburgo, mais parece uma cidade fantasma, um ano depois da enchente e dos deslizamentos que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro, causando mais de 900 mortes.
De acordo com a Defesa Civil, 429 pessoas morreram em Nova Friburgo devido à tragédia de janeiro de 2011.
Praticamente todos os bairros da cidade foram atingidos pelas enchentes e desmoronamentos, inclusive o centro, onde vários prédios foram afetados. No município, 44 pessoas continuam desaparecidas.
Situado entre dois morros e às margens do curso d'água que dá nome à comunidade, Córrego Dantas foi o bairro mais afetado pelos deslizamentos de terra e pelas fortes chuvas. Dezenas de casas tiveram as paredes totalmente arrancadas. Várias delas estão sendo demolidas.
Praticamente todos os moradores já abandonaram o bairro. Alguns deles acompanham os trabalhos das retroescavadeiras usadas para reverter o assoreamento do Córrego Dantas, além dos tratores que realizam as demolições.
A casa do metalúrgico Paulo Thuler, 50 anos, fica à beira de outro córrego, que desce de um morro. A água ganhou tanta força que arrancou a escada e a parede que ficavam na parte de trás da residência.
Do outro lado do córrego, ficava a casa da sogra de Thuler, que foi totalmente levada pela enxurrada. Apenas o piso ficou no lugar.
'Com a chuva, a minha sogra e os vizinhos vieram aqui para casa, que fica em uma parte mais alta', disse o morador à BBC Brasil.
Paulo Thuler. Foto: Rafael Spuldar. BBC
"Paulo Thuler. Foto: Rafael Spuldar. BBC"
'Aí a casa deu uma balançada e eu disse, 'vamos ficar do lado de fora', porque se a casa cai, pelo menos a gente pode se segurar em uma grade e se salvar.'
Apesar dos danos nos fundos, as estruturas da casa de Thuler resistiram. De manhã, segundo o metalúrgico, ele e sua família buscaram refúgio em uma indústria abandonada do outro lado do córrego, situada em uma parte ainda mais alta do bairro. Ele diz que, no caminho, foi possível ver corpos espalhados pela rua.
Interdições no centro
A Defesa Civil afirma que, além de Córrego Dantas, outros bairros fora do centro urbano de Nova Friburgo que tiveram muitos danos devido às chuvas de 2011 foram Duas Pedras, Jardim Califórnia, Floresta, Jardinlândia e Campo do Coelho.
No centro da cidade, a vida parece ter voltado à normalidade, embora muitos prédios ainda estejam interditados.
O teleférico localizado na Praça do Suspiro, um dos principais cartões postais da cidade, ainda não foi reaberto, já que a área onde ficam as suas torres foi muito atingida. Além do teleférico, a igreja Santo Antônio, situada na mesma praça, também está fechada.
Um abrigo municipal continua em funcionamento, onde cerca de 20 pessoas que perderam suas casas estão instaladas, segundo a Defesa Civil.
Teresopolis, Rio de Janeiro. Foto: Rafael Spuldar, BBC
"Teresopolis, Rio de Janeiro. Foto: Rafael Spuldar, BBC"
Indenização
De volta ao bairro onde morou sete anos, Thuler observa os trabalhos dos tratores que realizam as demolições das casas que sobraram. O ex-morador de Córrego Dantas agora vive de aluguel, com a mulher e a filha, no bairro do Campo do Coelho, e espera uma indenização pela perda de sua casa.
'Sei de algumas pessoas que tiveram as casas interditadas que ganharam indenização. Comigo, ainda nada, mas uma hora tem que sair', afirma.
O pior, segundo Thuler, é voltar a sentir medo a cada chuva que cai em Nova Friburgo.
'Minha mulher, principalmente, fica apavorada quando chove, mas eu também fico. Quem disser que não tem medo, está mentindo.'
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
 http://noticias.br.msn.com/mundo/um-ano-ap%C3%B3s-trag%C3%A9dia-bairro-de-nova-friburgo-parece-cidade-fantasma-1