Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 8 de outubro de 2011

Os cinco momentos mais importantes na carreira do showman Steve Jobs



1. O iPhone faz tudo
É difícil superar um momento tão memorável para o mundo da tecnologia na última década quanto o lançamento do iPhone em 2007. Diante de uma multidão de fãs da Apple, Jobs anuncia que iria apresentar "três produtos inovadores" no evento. O primeiro, um iPod com tela widescreen sensível ao toque. O segundo, um telefone revolucionário, e o terceiro, uma maneira inovadora de navegar na internet. Então, Jobs sorri diante dos ícones dos três dispositivos e diz "estes não são tês dispositivos separados. É um único dispositivo com os três recursos. E nós chamamos esse dispositivo de iPhone".

2. Bem-vindo à Apple Store
Os especialistas diziam que uma loja de aplicativos e serviços de apenas uma empresa era uma má ideia. Jobs, obviamente, discordava disso. Então, em 2001, no evento para desenvolvedores, Jobs passeou em uma loja ainda inacabada na Virgínia, que seria a primeira de mais de 300 lojas da Apple em todo o mundo. Ele mostrou a área de trabalho, a Genius Bar e área de lazer para crianças, entre outros detalhes.
Jobs viu à frente dos especialistas. Lançou o iPod em outubro daquele ano, e o iPhone em 2007, e os dois produtos foram essenciais para o sucesso da Apple Store, que mostrou ser bem mais do que uma simples loja de varejo. "Literalmente, metade da loja é voltada para soluções", disse Jobs no vídeo que você vê abaixo. "Porque as pessoas não querem mais comprar apenas computadores. Querem saber o que podem fazer com eles", complementa.

3. O "mágico iPad"
Foi fácil fazer piada de Jobs e seu entusiasmo ao apresentar o iPad em janeiro do ano passado. Afinal, ele usou termos como "extraordinário", "maravilhoso", "incrivelmente grande" e "um sonho", durante a apresentação do produto. E completou: "ele é muito mais íntimo que um laptop. Esta não será uma compra, e sim, um relacionamento".
E o tempo mostrou que ele tinha uma boa dose de razão. O iPad passou a dominar o mercado de tablets e, segundo algumas fontes de tecnologia, o iPad domina cerca de 90% do mercado mundial de tablets.

4. Graduação
O discurso de Jobs na Universidade de Stanford no começo do ano de 2005 foi um dos raros casos onde o Jobs "público" e o Jobs "privado" se encontraram.
O momento era único o suficiente para que Jobs aceitasse falar em público. E o mais surpreendente ainda é que ele usou o espaço para compartilhar alguns dos detalhes mais pessoais de sua vida. Jobs começou partilhando os detalhes do início de sua vida universitária, vida essa que desistiu com 18 meses de curso. "Esse é o mais próximo que já cheguei de uma formatura da faculdade", disse um sorridente Jobs.
Então, ele começa a falar sobre o seu processo de adoção, do abandono escolar (em parte por causa dos custos da universidade, que consumiria as economias dos seus pais adotivos de uma vida toda), da sua relação com a caligrafia, e de "ligar os pontos de sua vida". Fala do quanto foi importante ele ser demitido da Apple e como isso o motivou para continuar a fazer o que ele tanto amou. Por fim, fala de forma aberta sobre o seu diagnóstico de câncer no pâncreas, suas reflexões sobre a morte, e dispara: "seu tempo é limitado, portanto, não o desperdice vivendo a vida de alguém".

5. Tablet? O que é isso?
Para entender esse momento, temos que fazer uma retrospectiva dos fatos. Na "All Things D Digital Conference" em 2007, ocorreu um encontro de gigantes da tecnologia. Steve Jobs e Bill Gates estavam no mesmo palco para uma entrevista histórica.
Gates revelou que carregava consigo um computador no estilo tablet com ele o tempo todo, e dizia que essa era um dos gadgets que daria origem ao futuro da computação. "Eu acho que, se você tem um dispositivo com tela full-screen, que permite que você o transporte para qualquer lugar, você pode utilizá-lo de forma mais dinâmica. Eu acredito no formato do tablet... e então, você terá esse dispositivo tão pequeno, que vai poder carregá-lo no seu bolso", disse Gates.
Isso aconteceu mais de 2 anos antes do lançamento do primeiro iPad, mas é difícil imaginar que Jobs e a Apple já não estava pensando nisso há muito tempo. Porém, o mais interessante desse trecho da entrevista, é que na primeira vez que Gates menciona a palavra "tablet", Jobs movimenta claramente a cadeira, e parece literalmente morder os lábios, como se algo passasse pela sua mente (jamais saberemos se é algo positivo ou negativo).
O primeiro comentário de Jobs sobre o futuro dos computadores foi "os PCs se provaram ser muito resistentes". Jobs mostrou que a história não era bem essa (mesmo porque ele a contou, através do iPad), mas o rosto que ele faz é algo, no mínimo, divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário