Em 24/11/2011
às 10:16 Já fui tão corrigida por falar ‘meio-dia e meio’ (é meio-dia e MEIA, sua burra!) que finalmente aprendi que devia usar o feminino. Mas outro dia falei “meio dia e pouca” e voltaram a me corrigir! Afinal, quem está certo? Ou será que esse é um daqueles casos de ‘tanto faz como tanto fez’? (Liliane Ávila)Não, não se trata de um caso de “tanto faz”. Para resumir uma conversa em que muita gente se perde, as correções que apresentaram a Liliane fazem sentido nos dois casos: a flexão de gênero correta no primeiro é “meio-dia e meia”; no segundo, “meio-dia e pouco”.
Confuso? Um pouco, à primeira vista, mas vamos às razões. A expressão “meio-dia e meia” contém uma elipse, isto é, uma palavra subentendida. Estamos falando, evidentemente, do substantivo “hora”. Portanto, devemos dizer “meio-dia e meia (hora)”. “Meia”, adjetivo que corta a hora pela metade, é obrigatoriamente flexionado.
No caso de “meio-dia e pouco”, uma marcação de tempo mais imprecisa, a análise é exatamente a mesma, a da elipse. Se nos conduz ao gênero oposto, isso se deve ao fato de o substantivo ser outro. A palavra que fica subentendida após “pouco”, aqui, é “tempo”, como ocorre também numa expressão como “daqui a pouco (tempo)”. Assim, dizemos “meio-dia e pouco”.
Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário