Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alexandre Garcia: ‘Tragédia da chuva é anual e é retrato da incompetência’


Edição do dia 04/01/2012
04/01/2012 07h48 - Atualizado em 04/01/2012 08h13

'Dinheiro só não basta. Precisa ser bem administrado. Aí vem a pergunta: como será no próximo verão?', indaga o comentarista do Bom Dia Brasil.



No ano passado, o Rio de Janeiro recebeu quase R$ 30 milhões. Agora, depois de ver todas as imagens no Rio e em Minas Gerais, fica claro que faltou cuidado com a prevenção mais uma vez. Depois que tem prejuízo, o governo vai atrás.
A tragédia se repete por falta de planejamento, fiscalização e prevenção. A tragédia é anual e é o retrato da incompetência. Ora, planejamento, fiscalização e prevenção não são tarefas incomuns de governo. São básicas e fundamentais.
As chuvas de verão não são um terremoto ou tsunami, que são inesperados e imprevisíveis. Acontecem sempre nas mesmas áreas e na mesma época. Agora se constata que se o ministro da Integração Nacional é da Bahia, a maior parte dos recursos vai para a Bahia. Se é de Pernambuco, vai para Pernambuco. Poderia mudar de nome do ministério: “Ministério do estado do ministro”.
A presidente Dilma Rousseff, reconhecendo isso, não gostou e mandou que o critério de distribuição de verbas seja técnico – o que é óbvio, não fosse esse critério político eleitoral. E mais: fez a ministra da Casa Civil voltar das férias e fiscalizar a distribuição das verbas. O ministro da Integração, também em férias, volta hoje.
Afinal, se as chuvas que causam tragédias ocorrem nessa época, por que saem em férias as autoridades junto com as chuvas do Espírito Santo, do Rio e de Minas? Na verdade, a secretaria que trata da prevenção distribuiu mais verbas para o Rio de Janeiro. Depois é que vêm Pernambuco e Bahia. Mas nos repasses da Secretaria de Defesa Civil, 90% foram todos para o estado do ministro pernambucano.
O ministério alega que não recebe bons projetos ou não recebe simplesmente projetos. Estados e municípios argumentam que a burocracia federal é intransponível. Na verdade, só agora anunciam a construção de casas populares em Nova Friburgo (RJ) para os desabrigados de um ano atrás. De meio bilhão federal para prevenção e preparação para desastres, só 30% foram aplicados. Dinheiro só não basta. Precisa ser bem administrado. Aí vem a pergunta: como será no próximo verão?
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/01/alexandre-garcia-tragedia-da-chuva-e-anual-e-e-retrato-da-incompetencia.html
BOM DIA BRASIL - Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário