Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dilma intervém contra a farra com verbas antienchente

Planalto

Para evitar uso político do dinheiro pela Integração, a presidente deixou a cargo do ministério da Casa Civil liberação de verbas a estados castigados pela chuva

Alagamento na avenida no bairro Primeiro de Maio, região norte de Belo Horizonte, em Minas Gerais   Alagamento na avenida no bairro Primeiro de Maio, região norte de Belo Horizonte, em Minas Gerais (Agência Nitro/AE)
Nem mesmo de férias a presidente Dilma Rousseff consegue se livrar dos escândalos provocados pelos membros de sua equipe ministerial. E o enrolado da vez é o ministro Fernando Bezerra Coelho, titular da Integração Nacional, que destinou 90% das verbas da União para a prevenção de desastres naturais a seu estado, Pernambuco. Ao tomar conhecimento do fato, a presidente decidiu intervir e ordenou que, a partir de agora, a liberação de verbas antienchentes deverá passar pelo crivo da Casa Civil.
Da Bahia, onde descansa, Dilma ligou na tarde de terça-feira para a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e deixou a cargo dela a questão das chuvas. A presidente ainda ordenou a adoção de critérios técnicos na distribuição de recursos da pasta para combate e prevenção de desastres, como enchentes e desmoronamentos, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Alijado do processo, Bezerra Coelho não recebeu sequer um telefonema de Dilma.
De acordo com o jornal O Globo, Dilma ainda pediu a Gleisi uma radiografia na rubrica de verbas para prevenção de enchentes, de modo a evitar novas denúncias de uso político do dinheiro. A chefe da Casa Civil precisou encerrar suas férias mais cedo para tratar do problema das enchentes que atingem o Sudeste do país. Ela se reuniu no Planalto com técnicos do ministério e da Defesa Civil, na terça-feira. Já a presidente ligou, no mesmo dia, para o governador mineiro Antonio Anastasia (PSDB), oferecendo ajuda federal ao estado, castigado pelas cheias.
Já o ministro da Integração Nacional interrompeu suas férias e marcou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira, em Brasília, para falar da situação das chuvas no Brasil e os repasses de recursos federais para o combate e a prevenção de desastres naturais.
A concentração de verbas do programa de prevenção e preparação para desastres em Pernambuco foi tão grande que o estado lidera o ranking da liberação de dinheiro da União mesmo quando é considerado o pagamento de contas pendentes deixadas pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesse ranking, Pernambuco é seguido pelos estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Dos gastos autorizados e pagos em 2011, Pernambuco recebeu 14 vezes mais do que o segundo colocado, o Paraná, onde chuvas fortes provocaram enxurradas e deslizamentos no ano passado. Pernambuco recebeu 25,5 milhões de reais, contra 1,8 milhão de reais liberado para o Paraná, dos 28,4 milhões de reais pagos em obras autorizadas em 2011 para a prevenção de desastres naturais. O restante foi para outros estados.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dilma-intervem-contra-farra-com-verba-antienchente
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário