Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Cabral pede ao governo federal 950 milhões de reais contra enchentes

Rio de Janeiro

Em 05/01/2012

Governador apresentou três projetos ao ministro Fernando Bezerra, que começou pelo Rio seu périplo para tentar mostrar que não se preocupa só com Pernambuco. Cabral diz que estado está em alerta máximo

Rafael Lemos
Reunião do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Reunião do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra: uma mão lava a outra (Marino Azevedo/Governo do Rio de Janeiro/Divulgação)
O governador Sérgio Cabral apresentou nesta quinta-feira ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, um pleito de 950 milhões de reais, para três grandes projetos de prevenção contra enchentes. As regiões Norte e Noroeste do estado, as mais duramente atingidas pelas chuvas neste verão, receberiam 650 milhões de reais deste total. Só o pequeno município de Laje do Muriaé tem investimentos programados de 40 milhões de reais, dos 350 milhões destinados ao Noroeste fluminense. Os 300 milhões de reais restantes iriam para a região em torno de São Gonçalo, que tem população de 1,2 milhão de habitantes.
Os projetos serão analisados e submetidos à presidente Dilma Rousseff, e, se forem aprovados, o prazo estimado para que o estado receba os recursos é de pelo menos seis meses. Segundo o governador, todas as regiões do estado estão em alerta máximo com a chegada de nova frente fria, que deve provocar fortes pancadas de chuva a partir da tarde de sexta-feira. Segundo a Defesa Civil do Rio, as regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro já têm 32.928 desalojados. Em um dia, 10.128 pessoas tiveram de deixar suas casas. A cidade com maior número de desalojados é Santo Antônio de Pádua, com 12 mil. Em seguida, está Itaperuna, onde 7 mil moradores saíram de suas residências e estão temporariamente em casas de parentes ou em abrigos improvisados. A quantidade de desabrigados também aumentou em 179 de quarta para quinta-feira. De 1.783, passou para 1.962 o número dos que perderam a casa por causa da enchente.

Bezerra encontrou-se com Cabral no Palácio Laranjeiras, para discutir a situação dos municípios atingidos pela chuva e oferecer ajuda. Foi o primeiro passo do  périplo destinado a consertar o estrago feito em sua imagem com a divulgação de que Pernambuco, seu estado de origem, recebeu 90% de todos os recursos destinados a medidas contra enchentes. O pleito fluminense equivale ao dobro da verba extraordinária de 443 milhões de reais liberada pelo governo federal para o ministério da Integração. Nesta sexta-feira, o ministro deve seguir para Minas Gerais, que tem 87 municípios em situação de emergência. Bezerra disse que pretende apresentar explicações à comissão do Congresso na próxima terça-feira de manhã.
VEJA http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cabral-pede-ao-governo-federal-950-milhoes-de-reais-contra-enchentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário