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sábado, 26 de novembro de 2011

O caminho para uma pele mais bonita

Beleza

Acabou a era das três etapas de cuidado com a pele: limpeza, tonificação e hidratação. Hoje há múltiplas possibilidades

Bee Shyuan Chang
Cosméticos da Peter Thomas Roth Cosméticos da Peter Thomas Roth (Tony Cenicola/The New York Times)
Não faz tanto tempo que um programa de três etapas era o padrão para a limpeza no tratamento de pele. Influenciadas por uma bem sucedida campanha de marketing da marca de cosméticos Clinique, que começou em 1968, gerações de mulheres dos Estados Unidos incorporaram um programa que incluía a limpeza, a tonificação e a hidratação. Naquela época, o tonificador era considerado um luxo moderno, muito melhor que o "cold cream" da marca Pond's de então, e celebrado por resolver questões desde a controle dos poros abertos até o tratamento de manchas. Mas visite qualquer balcão de venda de produtos de beleza hoje em dia e você provavelmente encontrará variações consideráveis desses produtos básicos. As soluções de limpeza vêm em leites, géis, loções e cremes. Algumas linhas agora oferecem uma etapa de pré-limpeza com a consistência de um óleo para bebês (possivelmente em referência aos macios bumbuns dos bebês).

Os hidratantes supostamente combatem as rugas e os radicais livres, e aceleram a troca de células da pele. A categoria de tonificadores foi dividida em amaciantes de pele, "essências intensivas" e "misturas balanceadoras". Enquanto isso, as manchas encaram produtos como géis curativos, cremes e pomadas antimanchas, e corretores de pontos escuros. E não estamos nem falando dos séruns. O crescimento acentuado e repentino de produtos extremamente específicos, segundo executivos da indústria, é influenciado, pelo menos em parte, pelo crescente mercado de beleza na Ásia. "Em geral, as culturas ocidentais costumam utilizar menos etapas, e nas sociedades mais desenvolvidas da Ásia, na costa do Pacífico, eles costumam utilizar mais etapas", disse John Demsey, presidente do grupo Estee Lauder Companies, que inclui a Clinique, além das linhas Estee Lauder, MAC, Bobbi Brown, La Mer, Jo Malone, Tom Ford Beauty e Smashbox. "Na Coreia, não é difícil encontrar mulheres que usam de 14 a 17 produtos em um único dia."

Para se manter em dia com seus clientes na região, a Estee Lauder Cos abriu um centro de pesquisa e desenvolvimento em Shangai, em junho. Peter Thomas Roth, gerente executivo e fundador da Peter Thomas Roth Clinical Skincare, surpreendeu-se com a busca ritualística pela cútis perfeita que encontrou na Ásia. "O tratamento de pele está em ascensão", disse ele sobre o mercado na Ásia. Roth tem um acordo de exclusividade com as lojas Sephora na China. "Eles sabem bem o que querem e compram", ele disse. "Em geral, as asiáticas usam menos base e maquiagem e cuidam mais de sua pele limpa. Elas usam cremes de limpeza, esfoliantes, tonificadores, máscaras, firmadores de pele, clareadores, sérum e hidratantes em uma única sequência. E ainda aplicam filtro solar por cima disso tudo. Elas não têm medo de ficar bem hidratadas."

O filtro solar, segundo o Dr. Howard Sobel, dermatologista e cirurgião dermatológico da região do Upper East Side, em Nova York, é "a etapa mais importante de todas". Como muitos outros dos especialistas do ramo, Sobel oferece sua própria linha de produtos de tratamento de pele, a Doctor's Dermatologic Formula, que troca o segundo passo original, de "tonificação", por "tratamento" e inclui um quarto passo: o filtro solar. "É muito descuido não se proteger com filtro solar", disse Sobel. "Isso acarreta em danos para a pele, câncer de pele e hiperpigmentação no futuro." Quando se usa tantas camadas de produtos, é ainda mais difícil removê-los. "Para as mulheres francesas, o processo de limpeza é muito importante", disse Sylvie Sola, diretora de treinamento internacional da Clarins, que vive em Paris. "Elas começam com um removedor de maquiagem de olho e depois passam para uma solução de limpeza. E pode até ser uma questão de hábito, mas as francesas adoram cremes." Segundo Sola, as francesas usam creme para os olhos e cremes diferentes para o dia e para a noite, se o seu orçamento permitir.
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