Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

EUA vetam a compra de suco de laranja brasileiro

Comércio exterior

País alega que fungicida utilizado nas lavouras não será mais permitido no mercado local

O governo dos Estados Unidos suspendeu na quarta-feira as importações de suco de laranja do Brasil (entre outros países), alegando a presença de um fungicida na bebida. Trata-se do carbendazim, muito usado em pomares brasileiros e europeus, mas proibido nos Estados Unidos. Segundo informações  da Bloomberg, a proibição foi decretada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).
Ainda segundo a agência, o órgão americano afirmou que irá proibir (ou até mesmo destruir) os estoques já importados, caso os sejam encontrados nos produtos vestígios do fungicida. A FDA alega que estudos relacionam o produto tóxico ao aumento do risco de tumores no fígado em animais.
Em nota, o Ministério da Agricultura afirmou que a quantidade de fungicida autorizada para produtos destinados à exportação segue o limite estabelecido pelo Codex Alimentarius, programa conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Codex estabelece o limite de 1 miligrama de fungicida por quilo de citros.
Mercado importante - O Brasil é o maior produtor mundial de suco de laranja, com exportações anuais da ordem de 2 bilhões de dólares em volume. Os americanos absorvem 15% das vendas internacionais do suco brasileiro, o equivalente a 300 milhões de dólares em volume.
A proibição do suco foi divulgada no mesmo dia em que os Estados Unidos liberaram, pela primeira vez, a compra de carne suína brasileira.
 http://veja.abril.com.br/noticia/economia/eua-vetam-a-compra-de-suco-de-laranja-brasileiro
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário