Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cinco jogos de raciocínio gratuitos para Android

Games

Renata Honorato
Pode parecer só diversão. Mas os chamados games de raciocínio, como quebra-cabeças e jogos da memória, de fato ajudam a "exercitar" o cérebro. Segundo a psicóloga Mirna Wetters Portuguez, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e PhD em neurociência pela Universidade de São Paulo (USP), esses títulos têm a capacidade de desenvolver o intelecto e auxiliar o usuário em situações que exigem estratégia, planejamento e resposta rápida a problemas. A especialista ressalta, contudo, que os aplicativos não resolvem por completo as carências de um "cérebro sedentário". Para desenvolver outras habilidades, como criatividade, compreensão verbal, vocabulário e linguagem, a pesquisadora sugere os clássicos – e não menos divertidos – jogos de perguntas e respostas. Confira a seguir uma seleção de jogos de raciocínio que rodam em smartphones e tablets com sistema operacional Android, do Google.
 Preço: gratuito


Tetris

 
O quebra-cabeça eletrônico foi desenvolvido pelo engenheiro russo Alexey Pajitnov em 1984 e é um sucesso até os dias de hoje. Por essa razão, ganhou uma versão para Android, assinada pela Electronic Arts. O aplicativo – disponível em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol – permite ao jogador alterar a direção de uma peça com movimentos do dedo na tela. O software também oferece a opção "salvar": assim, o usuário pode interromper uma partida e continuar, horas ou dias depois, exatamente do ponto em que havia parado. O título conta ainda com trilha sonora moderna, completamente diferente da encontrada nas versões para computador ou arcade, e oferece estatísticas sobre o desempenho do jogador e manual de instruções para aqueles pouco familiarizados com a atração.
 Preço: gratuito
 
 

Jewels Star

Jewels é uma adaptação de Shariki, jogo desenvolvido pelo programador russo Eugene Alemzhin, em 1994, para DOS. O desafio do usuário é formar trios justapostos de pedras preciosas da mesma cor. Para movimentá-las, o usuário precisa tocar na peça que deseja trocar de posição e, em seguida, no item que deve ocupar aquele lugar. A versão para Android é minimalista, mas atende às expectativas dos aficionados, respondendo muito bem aos comandos. O game foi dividido em diferentes níveis – do mais fácil para o mais difícil: o sistema registra a última pontuação, bem como o melhor desempenho do usuário. Jewels Star aparece como o quarto app mais popular entre os programas da categoria Raciocínio na Android Market.
 Preço: gratuito

Brain Age Test

O aplicativo Brain Age Test é um bom exercício para quem busca aprimorar a memória. Ele exibe, por uma fração de segundo, números embaralhados: em seguida, o usuário precisa ordená-los por meio de toques na tela. Com base no desempenho, a aplicação "analisa" a idade mental e a percentagem do cérebro do usuário utilizada durante a atividade. As estatísticas, é claro, não possuem embasamento científico, mas servem como diversão. Para estimular o uso, o aplicativo permite o compartilhamento de pontuações com outros usuários da rede e registra o progresso de cada um deles em um gráfico.
 Preço: gratuito


Help Out

O objetivo do jogador é desviar de obstáculos e, assim, levar um bloco para fora do tabuleiro. A mecânica é simples e os comandos, intuitivos. O aplicativo não possui trilha sonora, o que pode torná-lo um tanto maçante, mas seus recursos de compartilhamento com as redes sociais o transformam em uma ferramenta interessante de interação entre amigos. O cenário do jogo pode ser personalizado e a pontuação, assim como a progressão de níveis, fica armazenada em uma área de troféus. Help Out aparece como um dos campeões da Android Market em termos de avaliação popular.
 Preço: gratuito


Plumber

Plumber é o jogo mais desafiador da lista. O objetivo é criar um sistema de encanamento perfeito que ligue duas extremidades: assim, a água circula pelos tubos sem vazar. Para mudar o posicionamento dos canos, o usuário só precisa tocar na tela do celular. Ao todo, o jogo oferece 50 níveis de dificuldade. O recurso de áudio pode se desativado, mas o aplicativo não oferece qualquer ferramenta de compartilhamento de pontos. O game aparece como o mais bem avaliado por usuários da categoria na Android Market.
Preço: gratuito
VEJA
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário