Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Defesa Civil evacua cidade do RJ após novo dique romper

Cidades

Ao menos 900 pessoas ficarão desabrigadas. Outeiro ficará submersa em 24h

A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, segue com a remoção das famílias da região de Cardoso Moreira nesta segunda-feira. Na noite de domingo, as chuvas provocaram o rompimento do dique do Canal das Onças, na divisa de Campos com Cardoso Moreira, no Norte fluminense.
As águas ameaçam as ruas do distrito de Outeiro e parte da localidade de Três Vendas, que já estava debaixo d' água depois que um trecho da estrada BR 356 cedeu na quinta-feira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, há mais de 900 pessoas desalojadas.
Segundo informou o coordenador da Defesa Civil estadual para o Norte do Rio, coronel Moacir Pires, 350 famílias deverão abandonar o local em 24 horas. A madrugada foi de muita chuva na região e Outeiro deve ficar submersa até o final do dia.
Na tarde de domingo, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro alterou o status das nove cidades do Norte e Noroeste fluminense para estado de alerta máximo. O nível dos rios da região, principalmente o Rio Muriaé, não para de subir, deixando as autoridades preocupadas. As cidades da Região Serrana e da Baixada Fluminense estão em estado de atenção.
De acordo com a Defesa Civil do estado, três cidades do Norte fluminense — Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé —, correm riscos de novos deslizamentos por causa das chuvas do final de semana. Nos três municípios, segundo o Inea, choveu acima de 50 milímetros nas últimas 24 horas – apenas em Italva foram 63,6 milímetros. A previsão do instituto para as cidades da região era de 300 milímetros para todo o mês de janeiro.
Em Laje do Muriaé choveu 46,2% do esperado no mês nos últimos quatro dias, de acordo com cálculos do site de VEJA em cima de números do Inea. O nível do Rio Muriaé voltou a subir após 120 milímetros de chuvas na última madrugada, chegando a 6,5 metros - 2 metros a mais em apenas uma noite. A cidade já registra 3.000 desalojados e 123 desabrigados. Segundo o Inea, já há pontos com graves transbordamentos.
A Defesa Civil de Itaperuna pediu que as famílias que moram em regiões de encostas deixem suas casas. O secretário municipal de Defesa Civil de Itaperuna, major Joelson Oliveira, disse que, durante a madrugada deste domingo, houve deslizamentos de terra no bairro de São Mateus e, pela manhã, no bairro Aeroporto. Não houve vítimas nos dois casos. De acordo com Oliveira, existem na cidade 106 desabrigados e 3.000 desalojados. Ao todo, foram montados sete abrigos. Boletim publicado pela Defesa Civil fluminense na noite de sexta-feira contabiliza 6.287 desalojados e 2.361 desabrigados. Até o momento, seis municípios decretaram situação de emergência.
 http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/defesa-civil-evacua-cidade-do-rj-apos-novo-dique-romper
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário