Você é muito bem-vindo aqui!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desodorante ou antiperspirante?



(Foto: Thinkstock)
Moça bonita,
Seu corpo cheira
Ao botão da laranjeira.
Eu também não sei se é
Imagine o desatino
É um cheiro de café
Ou é só cheiro feminino
Ou é só cheiro de mulher.

(Geraldo Azevedo)
Convenhamos que nem sempre é assim, né? Às vezes a moça bonita não cheira nem um pouco como um botão de laranjeira. E quem leva a culpa? O suor. Coitado. Ele é um injustiçado: muitas pessoas pensam que o suor cheira mal quando na verdade ele mal tem cheiro. O odor que atribuímos a ele é resultado da reação do suor com bactérias que vivem em nossa pele. Repare que logo depois do banho, quando temos menos bactérias pelo corpo, por mais que você sue, não vai ter cheiro. Mas no decorrer do dia as bactérias vão se multiplicando, procurando sempre as partes quentes e úmidas do corpo, exatamente as regiões em que suamos, como as axilas. Reagindo com o suor, as bactérias provocam o cheirinho.
Se não dermos muita chance das bactérias se multiplicarem, podemos diminuir o mau cheiro. Para isso, pele limpa e roupas não abafadas são fundamentais. E desodorantes ou antiperspirantes complementam os cuidados e ajudam.
O desodorante comum elimina ou camufla o cheiro, sem interferir na quantidade de suor produzida pelo corpo. Ele contém substancias antissépticas que matam temporariamente as bactérias, como álcool ou triclosan, e pode também conter perfume.
O antiperspirante, por outro lado, além de antissépticos e eventualmente perfume, tem complexos de alumínio na composição. O que o alumínio faz? Ele entope os poros que levam o suor até a pele, e isso faz o corpo produzir menos suor. Com menos umidade no corpo, as bactérias não se desenvolvem tanto. Sem suor e sem bactérias, a pessoa fica sem mau cheiro.
A escolha entre desodorante ou antiperspirante é de gosto pessoal. A não ser que você tenha hiperidrose, quando o suor é excessivo. Aí, o mais adequado é usar um antiperspirante específico, que tem maior concentração de alumínio. E o melhor momento de aplicar esse antiperspirante é à noite, com pele limpa e seca. Muitas vezes essa única aplicação é o suficiente para o dia inteiro, sem precisar reaplicar.
Moça bonita, espero que estas informações tenham sido úteis.  Até o próximo post.
Por Lucia Mandel
 http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/corpo/desodorante-ou-antiperspirante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário